Atletas do Petro Atlético de Luanda reforçaram os seus conhecimentos sobre o cancro da mama, numa palestra sobre a doença em que participaram, esta segunda-feira, no Catetão.
Inserida no chamado Outubro Rosa, um movimento internacional de consciencialização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro da mama, a palestra foi proferida por três especialistas, sendo uma oncologista e duas ginecologistas.
Ana Morais, médica oncologista, lembrou que “o mundo pára neste mês para falar do cancro mama, a maior causa de mortalidade de mulheres à escala global”.
Consciencializar as mulheres sobre o que devem fazer para reduzir o risco e para as vantagens do diagnóstico precoce, numa altura em que a doença ainda nao se espalhou para o resto do corpo, melhora as chances de combater o problema, assinalou.
Num universo de 10 mulheres com cancro da mama diagnosticado precocemente, disse, pelo menos, nove têm chances de cura.
Dados estatísticos da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que, só em 2022, o cancro da mama foi responsável por 1.333 óbitos em Angola, quase metade dos 2.898 novos casos diagnosticados, revelou a médica.
As ginecologistas aproveitaram a oportunidade para falar da vida sexual.
A médica Malwala Costa Raimundo defendeu a necessidade de se investir na educação sexual, para evitar doenças sexualmente transmissíveis,
um problema de saúde pública a nível mundial, que afecta, maioritariamente, pessoas na faixa etária dos 15 aos 41 anos.
A médica Filomena Mpito falou da importância de as atletas prestarem particular atenção ao ciclo menstrual, para evitar gravedezes indesejadas e, consequentemente, abortos.
“A maioria das atletas são jovens, com possibilidade de engravidar e é importante conhecerem o seu ciclo menstrual, para evitar gestações indesejadas”, salientou.
No decurso da palestra, os atletas levantaram dúvidas, prontamente esclarecidas pelas especialistas.
O presidente do Petro, Tomás Faria, assegurou que as recomendações deixadas pelas especialistas vão ser seguidas e aconselhou os atletas, particularmente os de escalões juvenis e infantis, A e B, a procurarem, com alguma regularidade, os serviços da equipa médica do clube.
“Precisamos interiorizar conceitos fundamentais de saúde e aderir a práticas que ajudam a prevenir doenças”, recomendou.
Petro Atlético- Energia para Vencer