Com a formalização, na semana passada, de um acordo comercial com a Fozkudia, grupo empresarial que actua no mercado angolano, no ramo alimentar, o Petro de Luanda deu mais um passo em frente rumo à diversificação das fontes complementares de receitas para o clube.
No quadro do acordo, assinado no hotel Palmeira, Talatona, o clube do Eixo Viário empresta as suas cores, sob forma de um personagem chamado “Petrolinho”, a uma bolacha da Fozkudia, tendo em vista a sua popularização no seio da grande nação tricolor e não só e, consequentemente, a maximização das receitas da referida empresa.
Com mais de um milhão de seguidores nas redes sociais, o Petro procura tirar proveito, em todas as plataformas, do prestígio da sua marca. Trata-se, de acordo com o presidente do clube, de uma estratégia para a mudança de paradigma na relação do clube com os seus parceiros.
Tomás Faria revelou que a estratégia remonta a quatro anos, mas que a sua implementação pressupunha um trabalho de organização interna. “Tínhamos de fazer primeiro o trabalho de casa”, disse, para de seguida afirmar que o objectivo é rentabilizar a marca e as cores do clube, fazendo com que por vias destas os parceiros ganhem mais dinheiro para que, em vez de oferecer, repassem parte dos lucros ao clube.
É no âmbito desta estratégia que, em Maio do ano em curso, assinou com O Banco Millennium Atlântico um acordo comercial, ao abrigo do qual as equipas de basquetebol do Petro de Luanda exibem hoje a marca Atlântico nos seus equipamentos, reforçando o compromisso conjunto com a excelência, o talento nacional e o desenvolvimento sustentável”.
Nos dias que correm, os acordos de patrocínio constituem a espinha dorsal das estratégias comerciais dos clubes de futebol, criando relações simbióticas entre o universo desportivo e o sector empresarial, tendo em vista não só relações financeiras, mas sobretudo alianças estratégicas que aumentam a visibilidade, o engajamento e a geração de receitas para ambas as partes.
Geralmente, os clubes seleccionam os patrocinadores que correspondam aos valores da sua marca, garantindo que qualquer parceria amplie a sua imagem e, ao mesmo tempo, contribua para a sua sustentabilidade financeira.
Os benefícios, que vão além da propagação da marca, incluem acesso a novos públicos e novas experiências para adeptos, através de promoções conjuntas e oportunidades de envolvimento nos domínios digital e físico. Nesta matéria, o Petro de Luanda está na dianteira a nível do país.
Petro Atlético-Energia para Vencer