Ao correr os 100 metros livres em 10”42 centésimos, na manhã deste sábado, 24 de Fevereiro, no estádio Pildditch, no destrito de Victória West, em Pretória, o velocista petrolífero Marcos dos Santos bateu o recorde nacional desta distância, que havia sido alcançado pelo corredor Afonso Ferraz, nos Jogos Olímpicos de Barcelona, no longínquo ano de 1992.
Em provas muito disputadas, onde vários corredores procuram os mínimos para qualificar-se aos Jogos Olímpicos de Paris, em Julho deste ano, Marcos dos Santos conseguiu duas medalhas de Bronze, nos 100 e nos 200 metros livres, nesta importante reunião atlética que mais uma vez é acolhida pela África do Sul.
Pretória tem sido um verdadeiro talismã para o velocista do Petro que, em 2023 bateu, nesta mesma cidade, o seu próprio recorde dos 200 metros, alcançado poucos meses antes, nos mundiais de Budapeste, Hungria, onde ultrapassou igualmente uma marca do antigo corredor Afonso Ferraz.
Nesta altura o homem mais rápido do país é do Petro, com as marcas de 10”42, nos 100 metros e de 21”01, nos 200 metros, embora ontem tenha atingido apenas o registo de 21”07, nos 200 metros, o que também lhe garantiu o terceiro posto da classificação final.
Petro de Luanda – Energia para Vencer