Técnicos e jogadores da equipa sénior masculina de basquetebol do Petro Atlético de Luanda deixam este sábado o país com destino ao Reino da Espanha, onde vão dar sequência à preparação, devendo efectuar cinco jogos amistosos, para a 34ª edição da Taça Intercontinental, que se disputa entre os dias 12 e 15 de Setembro, em Singapura.
Cientes das dificuldades que os espera, os campeões africanos deixam o país com a promessa de um bom desempenho e o compromisso de aprimorar, em Espanha, tácticas para boas exibições na Taça Intercontinental, onde esperam dignificar o nome do clube, de Angola e do continente.
Em conferência de imprensa na quinta-feira, que serviu para a antevisão da preparação em Espanha e da participação na Taça Intercontinental, o técnico principal, Sergio Valdeolmillos, disse acreditar no grupo, pela forma como treina, e pela disposição de enfrentar a competição.
” É uma competição que junta os campeões continentais, onde poucos jogadores e poucos treinadores têm a oportunidade de estar”, afirmou Sergio Valdeolmillos. “Em Espanha, a equipa vai procurar atingir um bom nível para se apresentar em boa forma em Singapura”, acrescentou.
Os jogadores, de acordo com o treinador, estão a dar uma resposta positiva, que anima a equipa técnica. “Esperamos que os jogos de controlo em Espanha nos dêem traquejo para que a equipa se apresente bem na primeira competição da época”, afirmou.
O primeiro destes jogos de controlo, em Espanha, decorrerá na próxima terça-feira, 27 de Agosto, frente ao Coviran Granada, às 22 horas locais (21 horas em Angola). Esse dia está a ser considerado histórico para o basquetebol profissional espanhol na medida em que a equipa visitada vai organizar o primeiro jogo de basquetebol profissional a céu aberto em Espanha.
Referindo-se aos jogadores contratados para o reforço do plantel, dois norte-americanos e um costa-marfinense, Sergio Valdeolmillos disse tratar-se de atletas que, pela sua experiência, acrescentam valor ao clube.
Dois dos três expatriados, que participaram na conferência de imprensa, mostraram-se entusiasmados em vestir a camisola do Petro de Luanda. “Jogam bem o basquetebol”, reconheceu o costa-marfinense Solo Diabate. “Vou dar o meu melhor para ajudar a equipa”, afirmou Patrick Gardener, norte-americano de origem egípcia.
Yanick Moreira, capitão do clube, disse que, à semelhança do que fez na Liga Africana de Basquetebol, vai procurar melhorar jogo após jogo, para ajudar a equipa a fazer boas prestações.
Sobre a escolha que recaiu sobre si para capitão da equipa, Yanick confessou que foi uma surpresa para ele. “Mas, o treinador tinha de definir um capitão, porque alguém tem que dar o grito e passar a mensagem ao grupo”, frisou.
O Petro venceu este ano a quarta edição da Liga Africana de Basquetebol, sagrando-se campeão africano da modalidade. É nesta qualidade que participa na Taça Intercontinental. A equipa integra o grupo A, onde também estão a Unicaja, de Espanha, e o Al Riyadi, do Líbano.
CONVOCADOS
BASES
Childe Dundão
Gerson Domingos
Souleymane Diabate
Eduardo Simão
EXTREMOS
Keneth Manuel
Glofate Buiamba
Nicholas Faust
EXTREMOS POSTES
CLÉUSIO CASTRO
ABOUBAKAR GAKOU
POSTES
Yanick Moreira
Patrick Gardner
Jorge Filipe
Aldemiro João
Petro Atlético – Energia para Vencer