GUARDA-REDES BÁ E SWELY TERMINAM CONTRATO COM PETRO
As guarda-redes Teresa Almeida “Bá” e Swely Simão terminaram o vínculo contratual com a equipa sénior feminina de andebol do Petro Atlético de Luanda.
Teresa Patrícia Lopes de Almeida “Bá”, 37 anos, começou a carreira desportiva com 9 anos, no Petro de Luanda, levada pelo finado treinador de guarda-redes de futebol, Adriano Panzo.
Vinte e oito anos depois, a atleta termina um percurso recheado de conquistas pelos tricolores e pelas seleções nacionais de andebol júnior e sénior.
Corria o longínquo ano de 1997 quando, sob orientação da lendária meia-distância Palmira Barbosa, à época treinadora de iniciadas do Petro de Luanda, Teresa Almeida começou a prática da modalidade.
Influenciada pelo vizinho e mentor, Adriano Panzo, a jovem atleta escolheu de imediato a posição de guarda-redes e impôs-se rapidamente em todas as categorias do clube, destacando-se pela perspicácia e boa leitura de jogo das oponentes.
Em pouco tempo, conquistou títulos nos escalões de juniores pelo clube e seleções nacionais.
Com naturalidade, a jovem guarda-redes ingressou na selecção principal, onde também somou vários títulos africanos e participações honrosas em Campeonatos do Mundo e Jogos Olímpicos.
O percurso desportivo de Bá na modalidade chega à dimensão de outras figuras lendárias do Petro de Luanda e da selecção nacional, como a saudosa Elisa Peres (em memória), Rosa Torres, Maria Vanga e Maria Pedro.
Pelo histórico da atleta na agremiação, Bá foi convidada a fazer parte do quadro do pessoal administrativo do Clube. A Direcção do Petro de Luanda agradece e espera poder contar com a mesma em outras missões.
Swely Simão esteve ligado ao clube durante três anos e também se destacou na posição em que jogava.
Quanto à Swely, a Direcção do clube agradece a atleta pelos momentos áureos proporcionados à agremiação, desejando-lhe boa sorte na carreira.