É com enorme surpresa que a Direcção do Atlético Petróleos de Luanda tem acompanhado a publicação de fake news, que dão conta de uma suposta reprovação da CAF ao Estádio 11 de Novembro, que, além de não acolher a cerimónia inaugural da Africa Football League (AFL), também não estaria em condições de receber os jogos do Petro de Luanda na prova.
Para repor a verdade dos factos, somos a informar o seguinte:
1- Em momento algum, foi ao Atlético Petróleos de Luanda informado, prometido ou anunciado oficialmente pela CAF que o Estádio 11 de Novembro seria o palco de abertura da nova competição, a Africa Football League. De conhecimento público era o facto de este evento ser realizado em “casa” de um dos quatro clubes do Pote 2 que, por força do regulamento e do menor ranking da CAF, disputarão a 1ª mão da competição como visitado, o que fazia do Estádio 11 de Novembro uma de quatro possibilidades. No passado domingo, dia 30 de Julho, fomos informados pelo Director da Competição que a inauguração da AFL havia sido atribuída ao Estádio Benjamin Mkapa, em Dar es Salaam, Tanzânia.
2- É também do domínio público que o Estádio 11 de Novembro se encontra em obras de restauro e melhorias de alguns pontos identificados de necessária intervenção. Os trabalhos decorrem a bom ritmo, facto que os inspectores da CAF constataram in loco, felicitando inclusivamente a Direcção do Estádio 11 de Novembro e responsáveis da intervenção pela notória evolução e melhoria face à última visita realizada, facto que desmente uma suposta “reprovação” do recinto, como falsamente veiculado.
3- Reflexo da boa relação e cooperação entre a CAF e as entidades competentes no país, unidas pelo mesmo objectivo, é o facto de ser o órgão reitor do futebol africano a realizar a substituição do relvado do Estádio 11 de Novembro, com o seu equipamento e equipa especializada que, em simultâneo, formará técnicos nacionais que serão responsáveis pela manutenção futura do “tapete verde”. A preparação da vinda das máquinas e técnicos estrangeiros está já em curso, em conjunto com a CAF, Ministério da Juventude e Desportos e Federação Angolana de Futebol.
4- Nesta última visita de dois dias, foram também inspeccionados todos os suportes de branding para a competição, bem como os acessos e parques de estacionamento do Estádio 11 de Novembro.
A Direcção do Atlético Petróleos de Luanda reconhece o esforço que tem sido feito para garantir que o Estádio 11 de Novembro estará em conformidade com as exigências da CAF, assumindo-se como a “casa” do Petro de Luanda na Africa Football League, nova competição africana na qual, muito orgulhosamente, participaremos como campeões e representantes de Angola. Por último, reiteramos o repúdio face às fake news e inverdades difundidas, que deturpam a realidade dos factos.
Luanda, 3 de Agosto de 2023,
A Direcção do Atlético Petróleos de Luanda