O Petro de Luanda está em vantagem no play-off da final do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, Unitel Basket, depois de vencer, esta noite, no pavilhão da Cidadela o 1°de Agosto, por 89-78, na primeira parte da série de sete.
Nos minutos iniciais do jogo, as defesas levaram da melhor sobre o ataques. Houve investidas improdutivas e perdas de bola de ambos os lados, refletindo o nervosismo típico de um duelo de grande intensidade. Com uma equipa mais baixa, o 1.º de Agosto apostava nas transições rápidas, enquanto o Petro de Luanda tentava impor o seu jogo com uma circulação de bola mais paciente.
Os rubro-negros começaram por tomar a iniciativa da partida, obrigando os tricolores a correrem atrás do resultado. Tal vantagem inicial foi traduzida no final do primeiro quarto, que terminou em 19-17 a favor dos pupilos de Lazare Adingono.
No segundo período, os militares continuaram com o seu ritmo, construindo uma vantagem que chegou a atingir os dois dígitos.
À medida que se aproximava ao intervalo, veio ao de cima a maior experiência dos comandados do técnico Sérgio Moreno.
A pressão tricolor começou a surtir efeito, reduzindo, gradualmente, a desvantagem do 1.º de Agosto.
A defesa foi exemplar e o ataque mostrou-se demolidor, permitindo aos campeões nacionais virarem o resultado e fecharem o segundo quarto (40-39) em vantagem.
Na segunda parte, o Petro voltou à quadra determinado a manter o controlo da partida. Após uma leitura mais clara das movimentações ofensivas do adversário, a equipa do Eixo Viário soube explorar as fragilidades dos “militares”, que já não apresentavam a mesma resistência, tal como na etapa inicial.
Destaque para o poste Yanick Moreira, que foi dominante no jogo interior. Sem oposição, fez das suas.
A pressão defensiva imposta pelo Petro provocou sucessivas perdas de bola por parte do 1.º de Agosto.
Lazare Adingono tentou mudar o rumo da história com diversas substituições, na esperança de reverter o quadro, mas o domínio de Yanick Moreira na zona pintada manteve-se inabalável.
Apesar de um esforço dos “militares” para reduzir a desvantagem, a baixa eficácia de alguns jogadores contribuiu para que o Petro voltasse a dilatar a diferença pontual.
Nos minutos derradeiros, o Petro soube segurar o resultado. O segundo jogo acontece amanhã, às 18h00, no mesmo recinto.
Petro Atlético -Energia para Vencer