A equipa de Atletismo do Projecto Olímpico do Petro Atlético de Luanda viaja, este domingo, para o Brasil, em estágio com duração de quatro meses, com vista a obter os mínimos para o Campeonato do Mundo, a decorrer de 13 a 21 de Setembro deste ano, na cidade japonesa de Tóquio.
A delegação é composta por cinco elementos, designadamente um administrativo, um treinador, um fisioterapeuta e dois atletas.
O estágio no país sul-americano é a continuação da segunda fase da preparação para a 20.ª edição do Campeonato do Mundo, iniciada no país, que inclui a participação,
entre 11 e 13 deste mês, no Campeonato Brasileiro Sub 23-SP-BRA e no Torneio FAP Adulto, na Foz do Iguaçu-Peru.
Integram a equipa do Petro o treinador Fernando Capaça, o velocista Marcos dos Santos, que se notabilizou nas Olimpíadas de Paris no passado, onde fez a melhor exibição de sempre de Angola, em competições do género, nos 100 metros, e Arão Simão, mais nova contratação para o Projecto.
Projecto Olímpico 2028
A participação do Petro na 20.ª edição do Campeonato do Mundo de Atletismo é uma sub-etapa para um objectivo maior, que consiste em melhorar a marca dos atletas do clube nos próximos Jogos Olímpicos.
Designada Projecto Olímpico 2028, a iniciativa nasce com Marcos dos Santos, atleta em quem o clube do Eixo Viário apostou e que fez furor nas Olimpíadas de Paris.
Depois da brilhante participação de Marcos dos Santos, que representou Angola nos Jogos Olímpicos de Paris, a Direcção do Petro galvanizou-se, passou a incluir o atletismo nas disciplinas nucleares do clube.
Na sua Assembleia Geral Ordinária de Sócios, que aprovou o orçamento de 2024/2025, os mais de 100 sócios presentes deliberaram por unanimidade a inclusão do Projecto Olímpico no orçamento do clube.
Petro Atlético -Energia para Vencer