A equipa principal de basquetebol do Petro de Luanda vergou, na noite desta quarta-feira, na cidadela desportiva, em Luanda, a sua congénere da Casa do Pessoal do Lobito, por 111-76, em jogo de 1ª mão das meias finais da 47ª edição da Taça de Angola.
A partida começou com a equipa da Casa do Pessoal do Porto do Lobito a fazer os primeiros pontos, um triplo que convocou a garra dos petrolíferos, assumindo uma postura ofensiva sem tréguas, ao longo do primeiro quarto, que ganhou por 31-21, uma diferença de 10 pontos, “para início do jogo.
No segundo quarto, a equipa do Eixo Viário continuava imparável e parecia em superioridade numérica em relação à formação adversária, ilusão óptica resultante da facilidade com que se movia dentro da quadta de jogo.
A equipa da Casa do Pessoal do Porto do Lobito, tal como no primeiro quarto, no segundo, em vão, tentou contrariar o Petro de Luanda que, sem grandes dificuldades, esticou a diferença de pontos de 10 para 15, tendo fechado a segunda etapa com o placar fixado 57-42.
No terceira quarto, as duas equipas acusaram cansaço, com a formação da Casa do Pessoal do Porto do Lobito a tirar melhor proveito, chegando a reduzir, por mais de uma vez, a diferença de pontos de 15 para cinco, situações em que, entretanto, o Petro não tardava a recuperar as rédeas do ataque.
Mesmo em meio a “troca de mimos”, do tipo “marcas tu, marco eu”, os tricolores mostraram ser mais esclarecidos, não permitindo que a brincadeira perigasse os objectivos traçados para o jogo, tendo fechado o 3º quarto com uma vantagem de 77-70, uma diferença de sete pontos a seu favor.
A quarta e ultima etapa é o que se pode chamar um “um quarto de ouro” para o Petro de Luanda, que aproveitou para passear toda a sua classe, remetendo o adversário à condição de quase mero espectador, enquanto construía um resultado final de 111-76 (35 pontos de diferença), que lhe asseguram tranquilidade no jogo da segunda mão, marcado para o próximo sabado, na cidade do Lobito.
Com 28 pontos, Yanick Moreira foi o melhor jogador.
Petro Atlético -Energia para Vencer