O golo marcado por Pedro Aparício, aos 90+2´, no 88.º clássico do futebol nacional, que permitiu ao Petro de Luanda empatar o jogo (1-1) frente ao rival 1.º de Agosto, acabou por fazer justiça ao marcador, pois o campeão jogou o suficiente para não sair derrotado do Estádio dos Coqueiros, tão-pouco perder a liderança do campeonato.
A maneira como a equipa de Ricardo Chéu começou o desafio diz tudo. Ou seja, entrou disposta a marcar nos minutos iniciais, povoando a linha média e não permitindo ao adversário fazer o seu jogo.
Quer do ponto de vista individual quer colectivo, os tricolores estiveram melhor no jogo durante a primeira parte. Aos 21 minutos, Julinho desperdiçou uma grande oportunidade de marcar, ao atirar a bola por cima da baliza defendida por Neblu.
Numa outra incursão, aos 26 minutos, Vanilson, quando tinha tudo para marcar, ofereceu a bola ao guarda-redes militar.
Apesar dos falhanços, os tricolores continuaram a fustigar a baliza contrária e mereciam vencer a partida. Via-se em campo um Petro muito ofensivo e cada vez mais perigoso.
Porém, o empate sem golos se manteve até ao intervalo, mas não seria um escândalo, caso o Petro terminasse o primeiro tempo a vencer por dois ou mais golos, face às oportunidades criadas.
No reatamento da partida, as duas equipas entraram para o terreno do jogo viradas ao ataque.
No minuto 48, numa falha defensiva dos militares, os tricolores não aproveitaram a oportunidade para marcar. Aos 50 minutos, Hossi rompeu o corredor esquerdo e cruzou, mas, infelizmente, Vanilson não chegou a tempo de empurrar a bola para o fundo da baliza defendida por Neblu. Aos 57 minutos, o Petro poderia ter chegado ao golo, depois de uma falta.
Aos 63, a equipa tricolor voltou a importunar os militares. O 1.º de Agosto respondeu, aos 76 minutos, com golo de Macaia.
Porém, a determinação com que o Petro jogava foi coroada, aos 90+2, com o golo do empate, apontado por Pedro Aparício, cujo remate violento não deu hipótese de defesa ao guarda-redes militar.
Depois do golo do empate, o Petro, mais dinâmico no ataque, procurou pelo segundo tento.
Com o empate de hoje, o Petro de Luanda soma 30 pontos e continua líder do Girabola, com menos um jogo, com Desportivo da Lunda-Sul.
Petro Atlético – Energia para Vencer