Os ciclistas do Petro de Luanda Meron Gebreeysus e Hosana Gonçalves foram os grandes vencedores das 7.ª e 8.ª etapas da 3.ª edição da “Volta a Angola em Bicicleta-Pepino 2024”.
Num percurso de 150 quilómetros, do Soyo ao Nzeto, província do Zaire, correspondente à 7.ª etapa, Hosana Gonçalves foi mais veloz, deixando para trás uma legião de mais de uma centena de ciclistas de diferentes nacionalidades, que participam na prova.
Na 8.ª etapa, um percurso de 180 quilómetros, do Nzeto ao Bengo,
Meron Gebreeysus foi insuperável na pedalada, mas teve de “conviver”, por instantes, com a sombra de Hosana Gonçalves, colega de equipa que ficou em 3.º lugar, depois de ter ficado em 1.º na etapa anterior.
No final da competição, Carlos Araújo, o responsável para a Área de Ciclismo do Petro, disse não ter dúvidas de que “dominamos a ultima semana da prova”.
No início da prova, revelou, “tivemos algumas dificuldades que afectaram o desempenho individual e colectivo da equipa nas primeiras etapas, mas porque nos preparamos bem, reagimos bem a esses percalços”.
Aos 07 ciclistas do Petro, notou Carlos Araújo, não faltou o apoio da massa associativa do clube, ao longo da prova iniciada a 23 de Outubro no Namibe e que terminou sábado, 02 de Novembro, em Luanda, depois de ter passado pelas províncias da Huíla, Benguela, Kwanza-Sul, Zaire e Bengo.
Participaram na prova 130 ciclistas nacionais e estrangeiros, estes últimos provenientes de São Tomé e Príncipe, República Democrática do Congo, África do Sul, França, Nigéria e Zimbabwe.
A “Volta a Angola em Bicicleta” é uma prova internacional, organizada pela Federação Angolana de Ciclismo, em homenagem ao emblemático ciclista angolano Alberto da Silva “Pepino”, que só deixou de pedalar em 2018, com a morte, aos 95 anos.
Petro Atlético – Energia para Vencer