O Petro de Luanda defronta o Al Ahly da Líbia, sábado próximo, na sua segunda final da Liga Africana de Basquetebol. Os pentacampeões nacionais qualificaram-se esta noite ao vencer os sul-africanos do Cape Town Tigers, por 96 – 86, na partida das meias-finais da edição 2024, que decorre em Kigali, Ruanda.
Mais uma vez os pupilos de Sergio Valdeolmillos travaram uma dura batalha, ao longo dos 45 minutos, com a partida a ser decidida após prolongamento, de forma algo inesperada, face ao domínio petrolífero em quase todo o jogo.
Foi necessário recorrer ao VAR, para ajuizar uma pretensa falta de Yanick Moreira, que deu direito a lances livres para os sul-africanos, conduzindo o jogo ao prolongamento, com o resultado fixado em 77 pontos para cada equipa, ao cabo dos 40 minutos.
A seguir, o excelente desempenho ofensivo de Gerson Lukeny e Jone Pedro, bem como a solidez defensiva da equipa, várias vezes referida por Sergio Valdeolmillos, conduziram o cinco petrolífero ao resultado final de 96 – 86 que representa o passaporte para a segunda final em quatro edições da prova.
Com 23 pontos, Nicholas Faust voltou a ser a unidade mais concretizadora entre os tricolores, secundado por Gerson Lukeny com 16 e Jone Pedro com 13.
Em 2021, na estreia da BAL, o Petro ocupou a terceira posição. No ano seguinte perdeu a final, diante do US Monastir, ocupando o segundo lugar. Já em 2023, os pentacampeões ficaram no quarto lugar.
Petro Atlético – Energia para Vencer