Um lançamento triplo nos derradeiros segundos da partida, ditou a derrota do Petro de Luanda, por 67 – 70, diante do Monastir da Tunísia, na tarde de hoje, 25 de Maio, no jogo de estreia dos petrolíferos na fase final da Liga Africana de Basquetebol, realizado na Arena BK, em Kigali, Ruanda.
Numa verdadeira batalha das alturas, como previra o treinador tricolor Sergio Valdeolmillos, o cinco tricolor perdeu o primeiro quarto por 13 – 16, mas redimiu-se logo a seguir, vencendo o segundo período de doze minutos, por 25 – 17, o que lhe permitiu chegar ao intervalo principal com vantagem de cinco pontos, 38 – 35.
Aproveitando a sua eficácia no lançamento exterior e a superioridade na luta das tabelas, os tunisinos aproximaram-se no resultado, ao cabo do terceiro quarto, que venceram por 16 – 19, atingindo o agregado de 54 – 52, na derradeira pausa de um minuto.
O equilíbrio persistiu no último quarto, com a igualdade a 67 pontos a fazer prever o prolongamento. Essa possibilidade ficou desfeita com o lançamento certeiro da equipa do Magreb, desfazendo a igualdade para os 67 – 70 finais.
O tunisino Firas Lahyani, de 32 anos e com dois metros e três centímetros de altura, foi o principal carrasco dos angolanos com 19 pontos, secundado pelo nigeriano naturalizado americano, George Williams, com 17.
Do lado petrolífero, o estreante Nicholas Faust com 12 pontos e Childe Dundão, com 11, foram os melhores marcadores.
Petro Atlético – Energia para Vencer