O Petro de Luanda atingiu o feito inédito de conquistar cinco campeonatos seguidos, ao derrotar na noite de hoje, 11 de Maio, no pavilhão da Cidadela Desportiva, o Interclube, por 67 – 81, na quarta partida dos “Play-off” do Unitel Basket, edição 2023-2024.
O primeiro quarto correu de feição aos comandados de Sergio Valdeolmillos que saíram a ganhar por dez pontos (07 – 17), na sequência de um desempenho irrepreensível, sobretudo nas acções defensivas.
As coisas mudaram de figura no segundo período de doze minutos, com os polícias a conseguirem um parcial de 8 – 0, aproximando-se no resultado, até aos tangenciais 15 – 17.
Nessa altura o banco petrolífero pediu um “time out” que teve o condão de reverter o rumo dos acontecimentos, levando os penta-campeões a recuperarem a vantagem de dez pontos.
Daí até ao intervalo principal o equilíbrio imperou, com o cinco tricolor a elaborar pacientemente as acções de ataque, conseguindo situações favoráveis de lançamento à cesta que lhe permitiram ir para o descanso a vencer por 13 pontos (24 – 37).
Os dois quartos seguintes resumiram-se a um Petro focado e determinado, fortemente apoiado pela claque e pela esmagadora maioria do público presente no pavilhão da Cidadela, com um desempenho acima daquilo que os polícias poderiam aguentar.
Os petrolíferos conseguiram manter a vantagem de 13 pontos trazida do intervalo principal, ao cabo do terceiro quarto, saindo a vencer por 41 – 54.
A ponta final foi um verdadeiro festival de lançamentos triplos, com os polícias a arriscarem tudo para conseguirem a reviravolta e os penta-campeões a aceitaram o repto de oferecer espectáculo de qualidade ao público.
No cômputo dos quatro jogos realizados, o Petro venceu três e perdeu apenas um.
Depois do primeiro título, no longínquo ano de 1989, a equipa tricolor teve uma sequência dourada, conquistando quatro títulos de 1992 a 1995.
O triunfo desta noite confirma o domínio do Petro, com conquistas seguidas desde 2019 até à presente edição, exceptuando 2020, ano em que não se realizou o campeonato, por conta da pandemia de Covid-19.
Na galeria do Eixo Viário estão assim guardados 17 troféus de campeão nacional, faltando apenas dois para alcançar o maior número de títulos,19, ainda em posse do arqui-rival 1° de Agosto.
Petro Atlético – Energia para Vencer