O Petro de Luanda venceu na noite de hoje, 09 de Maio, no pavilhão da Cidadela, o Interclube por 80 – 62, no terceiro jogo da final do Unitel Basket, após favoráveis 30 – 38 no intervalo principal. Com este resultado, ao cinco tricolor basta uma vitória, na partida do próximo sábado, para revalidar o título.
Os campeões nacionais começaram o jogo com grande determinação na defesa e rigor no ataque, conseguindo uma vantagem parcial de 02 – 09 nos minutos iniciais, que entretanto foi perdida, permitindo o empate dos polícias a 13 pontos.
As variações defensivas entre zona e homem a homem permitiram aos comandados de Sergio Valdeolmillos chegar ao final do primeiro quarto com favoráveis 13 – 20.
O segundo quarto foi jogado de forma algo incaracterística. No entanto, os petrolíferos mantiveram a concentração e apostaram sobretudo no jogo colectivo, o que lhes permitiu chegar ao intervalo maior com a vantagem de 30 – 38.
O cinco tricolor deu maior expressão à sua superioridade no terceiro período de doze minutos, tanto ao nível exibicional como na eficácia ofensiva e defensiva, chegando aos impressionantes 41 – 63, com os polícias a marcarem apenas 11 pontos, contra 25 dos campeões nacionais.
No último quarto, com 22 pontos de vantagem, o Petro jogou de forma calculista, esgotando quase sempre os 24 segundos de ataque e garantindo a boa circulação da bola entre as suas unidades, na busca de lançamentos de longa distância ou assistências aos jogadores debaixo do cesto adversário.
Sem grandes soluções ofensivas, perante a bem estruturada defesa tricolor, os polícias lutaram sobretudo para travar o avolumar do resultado.
Com as rotinas ofensivas e defensivas a funcionarem, a equipa técnica petrolífera colocou em campo todas as unidades, sem pôr em causa o resultado final de 62 – 80.
Gerson Lukeny, com 19 pontos foi o melhor cestinha no cinco petrolífero, num jogo em que a concentração competitiva fez a diferença, segundo o treinador dos campeões nacionais, Sergio Valdeolmillos.
Sábado, no mesmo recinto, o Petro precisa da derradeira vitória para manter o título em sua posse, enquanto o Interclube irá lutar para forçar o quinto jogo.
Petro Atlético – Energia para Vencer