A equipa principal de Basquetebol sénior masculino do Petro de Luanda derrotou, esta noite, na Arena do Kilamba, a sua congénere do Interclube por 92 – 80, na primeira partida da final do Unitel Basket 2023-2024 que se joga no sistema de “Play-off ” a melhor de cinco jogos.
O primeiro quarto foi o mais difícil para os petrolíferos, com os polícias a darem boa réplica e os comandados de Sergio Valdeolmillos ainda em dificuldades para assentar o seu jogo, permitindo a igualdade a 27 pontos.
Ao contrário, o segundo período de doze minutos foi de verdadeira afirmação para o “cinco” tricolor que conseguiu uma preciosa vantagem de 21 pontos, muito por conta do acerto nos ressaltos defensivos e da mão certeira do base Childe Dundão, chegando ao intervalo principal com favoráveis 58 – 37.
Inconformados, os pupilos de Apolinário Paquete reentraram com um parcial de 0 – 7, tentando reverter o rumo dos acontecimentos. Porém, os petrolíferos rapidamente reassumiram as rédeas da partida, com o americano Markeith Cummings a destacar-se nesta etapa, onde os rapazes do Rocha Pinto reduziram a diferença para 74 – 60, marcando 23 pontos, mais 13 que os dez anotados no quarto anterior.
O equilíbrio voltou a imperar, nos derradeiros minutos, com os campeões nacionais a procurarem controlar o jogo, enquanto os polícias tentavam, a todo custo, a aproximação no resultado.
Markeith Cummings foi o mais concretizador, entre os petrolíferos, com 21 pontos, seguido de Childe Dundão com 18.
Petro Atlético – Energia para Vencer