O antigo craque do Petro de Luanda, dos Palancas Negras e do Al Ahly do Egipto Flávio Amado, continua a ser um dos goleadores mais referenciados da Liga Africana dos Clubes Campeões de Futebol, segundo refere o site África Foot.
Com 35 golos apontados nesta competição, o actual treinador da equipa B do Petro de Luanda ocupa o terceiro posto, numa restricta lista de 5 goleadores, liderada pelo lendário Tresor Mputu Maby, do TP Mazembe, com 45 tentos, secundado pelo egípcio Mahmoud El Khatib que abanou as redes em 37 ocasiões na Champions League continental.
Discreto e introvertido mas letal nas quatro linhas, Flávio Amado deixou marca em terras faraónicas quando o famoso trio Gilberto, Flávio e Avelino Lopes foi contratado pelo Al Ahly.
Vingaram Gilberto Amaral e Flávio Amado, até hoje reverenciados como verdadeiros Reis do Egipto e não só. Avelino Lopes não se adaptou e regressou à terra.
Gilberto Amaral destacou-se como autêntico maestro, a marcar o ritmo do meio campo do implacável onze egípcio, mas Flávio Amado deixou marcas mais significativas entre os aficionados, pela sua veia concretizadora que o levou a marcar muitos golos decisivos para o Petro, a selecção nacional e o Al Ahly do Egipto.
Petro Atlético – Energia para Vencer