O Petro de Luanda e os familiares do falecido Embaixador Hermínio Escórcio lançaram, sábado último, às 15h, no Auditório do Memorial Dr. Agostinho Neto, o livro Hermínio Escórcio – Uma vida de Dedicação à Política e ao Desporto.
A cerimónia solene esteve à dimensão do homenageado e foi prestigiada pela presença de figuras ilustres da governação, desporto, cultura e artes, como Roberto de Almeida, Fernando da Piedade “Nandó”, Ana Paula Sacramento Neto, Carlos Lamartine, José Luís Mendonça, Carlos Hendrick, Ismael Martins, Armando Machado, entre outros.
Tomás Faria, Presidente do Petro começou por dar as boas vindas aos convidados, após alguns momentos envolventes de poesia. O líder petrolífero enalteceu a figura do embaixador, destacando o seu altruísmo: “o embaixador fazia questão de evitar que esta actividade atrapalhasse o quotidiano do clube”… .
A seguir o apresentador Sérgio Rodrigues chamou ao palco o autor do livro, Silva Candembo que em breves palavras retratou a convivência com o Presidente Honorário do Petro e o trabalho desenvolvido para “verter em livro, as valiosíssimas contribuições de Hermínio Escórcio para a política, desporto e sociedade angolana, em geral”.
O evento revestiu-se de nostalgia, pela perda do embaixador e simultaneamente pela sensação de o ter presente, por via da sua obra, como referiu, a dado momento, Sérgio Rodrigues.
O escritor José Luís Mendonça, com um discurso arrebatador, colocou os presentes a viajar no tempo, dando vida a cada um dos capítulos do livro e trazendo de forma realista as peripécias mais marcantes da história de Hermínio Escórcio.
Finalmente os Tunezas animaram o evento, reavivando “momentos de convivência” do General Foge a Tempo, durante o período da luta anti – colonial. A cerimónia foi bastante concorrida, tendo havido igualmente acentuada procura pelo livro que está a ser vendido ao preço de 50 mil Kwanzas.
Petro Atlético – Energia para Vencer