Petro de Luanda participa em reunião da CAF com os clubes apurados para as competições Africanas sobre aumento dos fundos de solidariedade
O Petro de Luanda marcou presença, esta quinta-feira, numa reunião on-line de elevada importância, promovida pela Confederação Africana de Futebol (CAF) e pela Associação dos Clubes de África (ACA), que contou com a participação de 71 clubes do continente.
O encontro, que teve início às 09h00, com a intervenção do presidente da ACA, Eng. Hersi Said, a partir de Luanda, e do presidente do Young Africa da Tanzânia, serviu para oficializar o aumento em 100 por cento das contribuições financeiras da CAF destinadas aos clubes participantes nas competições continentais.
De acordo com o comunicado da CAF emitido em julho, o valor dos fundos de solidariedade passa de 50 para 100 mil dólares norte-americanos por clube.
A CAF esclareceu que cada clube receberá 50 mil dólares antes do arranque da pré-eliminatória, sendo que os restantes 50 mil dólares serão entregues àqueles que não alcançarem a fase de grupos, ou seja, forem eliminados nas pré-eliminatórias.
Para os clubes que atingirem a fase de grupos, os números são ainda mais significativos:
Taça da Confederação (Taça Nelson Mandela): até 400 mil USD
Liga dos Campeões da CAF: até 700 mil USD
Durante a reunião, foram ainda apresentados os procedimentos a seguir para o desembolso dos fundos, a documentação exigida pela CAF e as directrizes para a utilização correta dos valores.
Nos próximos dias, a ACA avançará com o processo de cadastramento oficial de todos os clubes africanos, um passo considerado fundamental para a implementação transparente e eficiente destas medidas.
Com a sua participação activa neste encontro, o Petro de Luanda reforça o seu compromisso com o desenvolvimento do futebol africano, num momento em que o clube se prepara para novos desafios continentais.