A equipa do Petro de Luanda conquistou hoje, em Windhoek, Namíbia, o Torneio Internacional de futebol de pré-época, ao derrotar por 5-4 na marcação de grandes penalidades o Lioli FC, do Lesotho, após empate a duas bolas nos 90 minutos. O triunfo do campeão nacional, que vai ter pela frente quatro frentes na época 2025/2026 – Supertaça, Girabola, Taça de Angola e Liga dos Campeões da CAF – mostra o excelente trabalho realizado no estágio pré-competitivo em Portugal.
O técnico Franc Artiga reforçou em solo namibiano o espírito de vitória iniciado na preparação em terras lusas.
O Lioli FC mostrou ser uma equipa à altura do campeão angolano, aliás adiantou-se no marcador, obrigando o Petro a imprimir maior velocidade no seu jogo, para chegar ao empate.
À passagem do minuto 32, Kinito repôs a igualdade no marcador. Daí em diante, viu-se um Petro virado para o ataque.
A equipa adversária continuou a fazer o seu jogo, com rápidos contra-ataques. Felizmente, a defesa petrolifera esteve à altura, respondendo positivamente às investidas adversárias.
No segundo tempo, a equipa do Petro marcou o segundo golo, através de Jó Paciência, fixando o resultado em 2-1.
À medida que o tempo encurtava, a equipa do Lesoto procurava encontrar caminhos para repor a igualdade, o que viria a conseguir, através de uma grande penalidade.
Ao fim do tempo regulamentar, o resultado mantinha-se em igual: duas bolas para cada lado, o que forçou a recorrer a grandes penalidades para encontrar o vencedor do torneio.
Preparado para a eventualidade de grande penalidades, o Petro marcou 5 golos, contra quatro da equipa do Lesoto.
Hugo Marques esteve em grande destaque, ao anular três penaltis.
Com a conquista do Torneio Internacional de Windhoek, o clube do Eixo Viário vê aumentar na galeria o já enorme número de troféus.
A competição é uma iniciativa do clube namibiano African Satars, no âmbito de trabalhos de pré-época.
Petro Atlético -Energia para Vencer