O Petro de Luanda defronta, este sábado, às 13h30 (tempo de Angola), na Arena Dakar, Senegal, o Kriol Stars BBC, de Cabo Verde, no jogo de abertura da Conferência Sahara, prova que vai apurar, até 06 de Maio, os últimos representantes para a fase final da 5.ª edição da Basketball Africa League (BAL).
Vencedora da última edição, a 4.ª, a equipa angolana, orientada pelo técnico espanhol Sergio Moreno, é favorita. Chega à competição animada por uma sequência positiva de resultados no plano doméstico, em que conquistou a Supertaça Wlademiro Romero e, mais recentemente, a Taça de Angola.
Com um plantel constituído por atletas experientes, como Yanick Moreira, Childe Dundão, Aboubakar Gakou e o dominicano Rigoberto Mendoza, o Petro faz-se à competição para defender o título, duramemte conquistado em Kigali, capital do Ruanda, onde teve de provar a sua superioridade diante do Al Ahly Benghazi, equipa líbia que então bateu por 107-94.
Para permitir que a equipa atinja os intentos, a direcção liderada por Tomás Faria providenciou o regresso do poste egípcio Petrick Garden, de 25 anos, 2,11 metros.
O jogador já representou o Petro num passado recente, tendo representado a equipa na Taça Intercontinental, disputada no ano passado, em Singapura.
O extremo base norte-americano com passaporte nigeriano, Ejimofor Anosike, de 26 anos, 1, 97 metros também reforça o plantel dos tricolores.
O extremo-poste nigeriano, de 17 anos, 2 metros e 1 centímetro de altura, Samson Mashebinu, integra o plantel do Petro de Luanda, visando a disputa da 5ª edição da Basketball África League (BAL 2025).
Apontado como uma das jovens promessas do basquetebol nigeriano, Samson faz parte do leque dos 12 atletas selecionados no Draft da NBA Academy África, no âmbito do programa ‘BAL Elevate’.
Pelo lado cabo-verdiano, o Kriol Stars BBC estreia-se na fase final da prova continental com ambição e espírito combativo, apesar de ser considerado o “outsider” do grupo.
A equipa de Cabo Verde qualificou-se após a campanha na fase de apuramento, mas terá pela frente um dos colossos do basquetebol africano, com tradição e experiência na competição.
O atleta angolano conta com passagens por várias equipas do país e não é a primeira vez que actua na BAL, onde representou o Petro de Luanda na edição de 2022.
Apesar da diferença no currículo e nos recursos técnicos entre os dois conjuntos, espera-se um jogo animado, mas com o Petro de Luanda como claro favorito.
Em todas as competições, o técnico Sergio Moreno defende o respeito pelos adversários.
Petro Atlético -Energia para Vencer