A terceira edição da corrida André Quitongo, disputada ontem, num percurso de oito quilómetros, teve como vencedor o atleta João Cativa, do Interclube, com o registo de 20 minutos e 47 segundos, prova inserida nas festividades do 45.º aniversário do clube Petro Atlético de Luanda.
O pódio ficou completo com André Gabriel (21:04) e Fernando António (21:12), ambos do Petro, que terminaram a prova na segunda e terceira posição, respectivamente.
Na classe feminina, Adelaide Machado, do Interclube, percorreu os oito quilómetros em 25min e 01 seg. Josefina Baptista (Caminhada do Kilamba) e Joana Aleca (Petro de Luanda), com 25:10 e 26:35, ocuparam os lugares seguintes.
O fundista Jeremias Soma venceu na categoria T11 (deficiente visual). Zinho Sambo e Irineu Fula ficaram em segundo e terceiro lugares. Na classe feminina, Esperança Bota foi a campeã, enquanto Faustina Candeia, terminou na segunda posição.
Na categoria de trabalhadores, Katumbela Kambila foi o vencedor, seguido por Isaías Mateus e Barros Francisco. Em femininos, Ana Andreza e Edianete Silva ocuparam o primeiro e segundo lugar.
Guilhermino Bingo, 71 anos e Núria Bernardo, 62, foram os mais velhos da prova.
Os primeiros classificados federados tiveram como prémios 300 mil kwanzas, 200 e 100 mil.
A entrega de prémios da corrida que homenageia o antigo treinador e professor de atletismo foi feita pelo secretário de Estado para o Desporto, Paulo Madeira, pela esposa do homenageado, Teresa Quitongo, Tomás Faria (Presidente do Petro de Luanda), Leonilde Paulo (Vice-presidente), Cláudia Santos (Vogal de Direcção), Elisa Torres (Vogal de Direcção), Dilson Santos (Vogal de Direcção), Bernardo João (Presidente da Federação de Atletismo) e Jorge Cruz (Vice-presidente da Federação de Atletismo).
Petro Atlético – Energia para Vencer