Três jogos, uma derrota e duas vitórias depois, os penta-campeões nacionais de Basquetebol estão na final da Liga Africana da modalidade, pela segunda vez. Ao nível emocional, as peripécias competitivas vividas na prova, fortaleceram o grupo, segundo a crença do treinador Sergio Valdeolmillos.
Técnica e tacticamente, o treinador petrolífero destaca a acentuação da solidez defensiva, como melhor garantia de poder competir com qualidade e controlar o rumo dos acontecimentos na quadra. No ataque, o trabalho para melhorar os percentuais de eficácia dos lançamentos vai surtindo efeitos e a adaptação dos jogadores às ideias do treinador e às particularidades da própria competição, também vai fluindo.
Tudo isso, juntando à natural motivação de poder ser campeão de África, é motivo bastante para que o cinco tricolor lance, a si mesmo, o desafio de estender as conquistas ao continente.
No rescaldo da meia-final, diante do Cape Town Tigers da África do Sul, Sergio Valdeolmillos refere que “jogo esteve mais ou menos como nós o queríamos levar, desde o princípio. O nosso nível defensivo continua alto e isso nos permite controlar as incidências da partida. O nosso ressalto defensivo também foi sólido. A partir daí conseguimos sair com transições muito rápidas”.
Sobre a recuperação do oponente, na partida de ontem, o timoneiro tricolor afirmou que “as coisas ficaram complicadas no final, porque seguramente baixamos a guarda em algum momento. Mas não atribuo isso à falta de concentração, nem a qualquer relaxamento dos jogadores. Estou mais inclinado em pensar que a arbitragem ajudou a outra equipa a reentrar no jogo. Em condições normais não seria necessário irmos ao prolongamento. Foram assinaladas faltas inexistentes, que equilibraram a eliminatória e levaram o marcador para o prolongamento”.
Optimista e irreverente, Sergio Valdeolmillos destaca sobretudo a parte positiva de tudo que rodeia o plantel. “Cada dia temos melhorado um pouco o ataque. Ontem, o mais importante para mim foi a participação de vários jogadores. E todos trouxeram contribuições relevantes à equipa, o que é sempre difícil. Emocionalmente estamos bem e fisicamente mantemos níveis bons para o jogo de sábado, com toda garantia de poder competir numa final a bom nível, para tentar ganhar, que é o nosso propósito”, concluiu.
Petro Atlético – Energia para Vencer