A animação musical diversificada, com dança à mistura e as fortes e inesperadas emoções do Mundialito de Futebol, foram, ao princípio da manhã de ontem, os principais motivos para o enorme impacto que o Petro Sem Fronteiras, causou, no pátio do estádio 11 de Novembro, fazendo uma manhã diferente, com uma festa brutal entre comunidades estrangeiras residentes em Angola e os adeptos petrolíferos, em geral.
A actividade organizada pela direcção petrolífera visou mobilizar aficionados pelo mundo, independentemente das fronteiras, começando pela diversidade de comunidades que habitam no nosso país, passando a mensagem de interacção cultural variada, com a música, culinária e o desporto a assumirem a primazia.
A resposta das comunidades superou largamente as expectativas, com a equipa de futebol chinesa a esmerar-se na pontualidade, chegando ao palco da prova com muita antecedência. Em pouco tempo, entre muitas atracções, passou a ser difícil para os espectadores escolherem o que apreciar.
Desde o espectacular Mundialito de Futebol vencido pela Guiné, às provas de Karting, Torneio de Matraquilhos inter – nações, até a animação com temas musicais das vinte nações envolvidas e as iguarias disponíveis na praça da alimentação, tudo concorreu para uma convivência que beirou a perfeição.
Outro momento alto da cerimónia foi a magistral aula de ginástica ministrada pelo treinador petrolífero Semba Tango que envolveu a “comunidade multinacional” numa alegre sessão de “aeróbica”, ao ritmo irresistível da música angolana.
A actividade prosseguiu com o almoço de cortesia oferecido pelo presidente do Petro de Luanda, Tomás Faria, ladeado pelo ministro das relações exteriores de Angola Tete António, aos embaixadores das comunidades representadas.
A entrada de crianças das distintas comunidades residentes a acompanhar os futebolistas, para o início da partida da 27ª jornada, entre o Petro de Luanda e o Kabuscorp do Palanca foi outro momento alto do dia.
Em pleno jogo, Petro – Kabuscorp os representantes dos vinte países formaram a própria claque e a sua voz fez-se ouvir, mostrando a paixão universal pelo futebol. Finalmente, houve um desfile das bandeiras das nações participantes, no intervalo do jogo.
Petro Atlético – Energia para Vencer